O Vira aconselha, antes de ser efetuado o registo e antes de se aceder ou de se utilizar o programa de fidelização da VIRAPP, que o seguinte documento seja lido com atenção.
VIRAPP é a aplicação de fidelização da marca VIRA Frangos. Com ela o Cliente beneficia de várias vantagens em retribuição pela escolha e consumo de produtos da marca ou por determinadas interações com a marca.
A aplicação VIRAPP atribui ao Cliente pontos que podem ser trocados por ofertas, consoante o respetivo consumo ou interação.
São, ainda, promovidas ofertas especiais de carácter transitório ou não, mediante a superação de “desafios”.
Os benefícios conferidos não são acumuláveis com os de outras promoções em vigor, salvo nos casos em que as regras destas indiquem o contrário.
Aplicação VIRAPP destina-se a Clientes com idade igual ou superior a 16 anos.
Sobre o registo:
Sobre a atribuição de pontos e a progressão nos desafios:
Sobre as faturas:
Sobre a responsabilidade e o cumprimento de regras:
Sobre as interrupções no funcionamento do Programa:
Sobre os pedidos efetuados na aplicação VIRAPP:
No eventual término da app VIRAPP o Cliente aceita que eventuais benefícios que tenha a seu favor sejam automaticamente anulados, não existindo qualquer direito ao seu ressarcimento.
Pode ser alterada a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio a relação dos restaurantes aderentes, assim como o critério de atribuição de benefícios ou qualquer outra regra e ou condição de utilização.
Reservamo-nos o direito de suspender a atribuição de pontos, descontos, promoções e ainda a possibilidade de descontar ofertas, no âmbito do programa VIRAPP no caso de o sistema informático dos restaurantes estar offline. Os pontos, entretanto, ganhos, serão atribuídos, logo que o sistema volte a estar online. Os descontos e promoções serão aplicados retroativamente na compra seguinte. As ofertas só poderão ser descontadas caso o sistema esteja online.
O Cliente confia-nos os seus dados pessoais ao optar por utilizar a VIRAPP. Queremos, por isso, fazer o nosso melhor para merecer e devolver a confiança que em nós é depositada.
Queremos deixar as nossas práticas de privacidade claras. Por isso indicamos aqui os dados pessoais que recolhemos. Esclarecemos como os utilizamos e partilhamos e indicamos as escolhas possíveis relativamente a estes dados. Ler é importante. Aqui destacamos os pontos essenciais sobre as nossas práticas de privacidade.
Última modificação: 08/06/21
Data efetiva: 08/06/21
I. Âmbito e responsabilidades
As nossas práticas relativas a dados estão sujeitas às leis aplicáveis em Portugal.
Este aviso descreve como o VIRA e os seus afiliados recolhem e utilizam os dados pessoais, e aplica-se aos utilizadores dos vários serviços do VIRA, incluindo utilizadores das aplicações e todas as funcionalidade, mas especificamente a:
A VIRA FRANGOS Lda. é a controladora dos dados pessoais recolhidos no âmbito da utilização dos serviços do VIRA.
II. Sobre a recolha e utilização de dados
Recolhemos dados fornecidos pelos utilizadores à VIRAPP, como, por exemplo, durante a criação de uma conta.
Recolhemos dados criados durante a utilização dos nossos serviços, como, por exemplo, a localização, a utilização da aplicação e os dados do dispositivo.
II.I. Os dados que o Vira recolhe
Os seguintes dados são recolhidos pelo ou em nome do VIRA:
Recolhemos dados quando os utilizadores criam ou atualizam as respetivas contas VIRAPP. Estes podem incluir o nome, o e-mail, o número de telefone, o nome e a palavra-passe de início de sessão, as informações de pagamento ou os dados bancários (incluindo as informações de verificação de pagamento relacionadas).
Podemos recolher dados demográficos sobre os utilizadores, incluindo através de questionários aos utilizadores.
Recolhemos as informações que os utilizadores enviam quando contactam o apoio ao cliente do VIRA, atribuem classificações, ou dão elogios a outros utilizadores, ou contactam de outra forma o VIRA. Estas podem incluir opiniões, fotografias ou outras gravações recolhidas pelos utilizadores.
Os contactos telefónicos são utilizados exclusivamente para a finalidade de transferência de pontos entre utilizadores. Não serão armazenados nem compartilhados por qualquer meio.
Recolhemos dados de localização precisos ou aproximados dos dispositivos móveis dos utilizadores e dos destinatários de entregas, caso nos permitam fazê-lo. Utilizamos estes dados para melhorar a utilização das nossas aplicações, incluindo para melhorar os locais da recolha, ativar as funcionalidades de segurança e prevenir e detetar fraudes.
Recolhemos informações de transação relacionadas com a utilização dos nossos serviços, incluindo o tipo de serviços solicitados ou fornecidos, os detalhes do pedido, as informações de entrega, a data e a hora de fornecimento do serviço, o montante cobrado.
Recolhemos dados sobre como os utilizadores interagem com os nossos serviços. Estes incluem dados como as datas e as horas de acesso, as páginas ou as funcionalidades da aplicação visualizadas, as falhas da aplicação e outras atividades do sistema, o tipo de browser e os websites ou serviços de terceiros utilizados antes de interagir com os nossos serviços.
Podemos recolher dados sobre os dispositivos utilizados para aceder aos nossos serviços, incluindo os modelos de hardware, o endereço IP do dispositivo, os sistemas operativos e as respetivas versões, o software, os idiomas preferidos, os identificadores únicos do dispositivo, os identificadores de publicidade, os números de série, os dados de movimento do dispositivo e os dados da rede móvel.
Permitimos aos utilizadores que comuniquem uns com os outros e com o VIRA através das aplicações móveis e dos websites do VIRA. Por exemplo, permitimos aos motoristas e aos clientes, bem como aos restaurantes ou parceiros de entrega e aos destinatários de entregas, que liguem e enviem mensagens de texto ou outros ficheiros uns aos outros (normalmente, sem divulgar os respetivos números de telefone). Para fornecer este serviço, o VIRA recebe alguns dados sobre as chamadas, as mensagens de texto ou outras comunicações, incluindo a data e a hora das comunicações e o respetivo conteúdo. O VIRA também pode utilizar estes dados para os serviços de apoio ao cliente (incluindo para resolver litígios entre utilizadores), para fins de segurança e proteção, para melhorar os nossos produtos e serviços e para fins analíticos.
Estes incluem:
O VIRA pode combinar os dados recolhidos a partir destas fontes com outros dados que tenha na sua posse.
II.II. Como o Vira utiliza os dados pessoais
O VIRA recolhe e utiliza essencialmente os dados para conseguir disponibilizar serviços de restauração eficientes.
O VIRA utiliza os dados recolhidos para fornecer, personalizar, manter e melhorar os seus produtos e serviços.
Consultar a secção "Escolha e transparência" deste aviso.
O VIRA não vende, nem partilha os dados pessoais dos utilizadores com terceiros para fins de marketing direto, a não ser que tenha o consentimento dos utilizadores.
Utilizamos os dados que recolhemos para os seguintes fins:
II.III. Partilha e divulgação de dados
Alguns dos produtos, serviços e funcionalidades da VIRAPP requerem que partilhemos dados com outros utilizadores ou mediante o pedido de um utilizador. Também podemos partilhar dados com as nossas afiliadas, subsidiárias e parceiros por razões legais ou no âmbito de reclamações ou litígios.
O VIRA pode partilhar os dados que recolhe com as seguintes pessoas ou entidades e nas situações indicadas.
Isto inclui partilhar:
As dúvidas ou os comentários dos utilizadores enviados através de fóruns públicos, como os blogues do VIRA e as páginas de redes sociais do VIRA, podem ser visualizados pelo público, incluindo quaisquer dados pessoais incluídos nas dúvidas ou nos comentários dos utilizadores.
O VIRA fornece dados a fornecedores, consultores, parceiros de marketing, empresas de investigação e outros fornecedores de serviços ou parceiros de negócios.
Estes incluem:
O VIRA pode partilhar dados pessoais dos utilizadores caso consideremos que seja exigido pela lei aplicável, por regulamento, por acordo ou licença de exploração, por procedimento legal ou por pedido governamental, ou quando a divulgação é apropriada por razões de segurança ou afins.
O VIRA pode partilhar os dados pessoais de um utilizador de outra forma que não descrita neste aviso se notificarmos o utilizador e este consentir a partilha.
O VIRA permite que os utilizadores acedam e controlem os dados que o VIRA recolhe, incluindo através de:
O VIRA também permite que os utilizadores solicitem o acesso aos respetivos dados ou a cópias dos mesmos, alterações ou atualizações das respetivas contas, a eliminação das respetivas contas ou que o VIRA restrinja o seu processamento de dados pessoais de utilizadores.
I. Definições de privacidade
Os menus de definições na aplicação VIRAPP para utilizadores permitem definir ou atualizar as preferências de partilha de localização e as preferências de receção de notificações móveis enviadas pela VIRAPP. As informações sobre estas definições, sobre como as configurar ou alterar e sobre o efeito de as desativar são descritas abaixo.
A VIRAPP utiliza os serviços de localização dos dispositivos dos utilizadores para que seja mais fácil determinar o restaurante mais próximo. Os dados de localização ajudam a melhorar os nossos serviços, incluindo as recolhas, a navegação e o apoio ao cliente. Os utilizadores e os destinatários de entregas podem ativar ou desativar tais recolhas através das definições dos respetivos dispositivos móveis.
A VIRAPP envia aos utilizadores notificações do estado da entrega ou compra e atualizações relacionadas com a atividade das respetivas contas. Estas notificações são uma parte indispensável da utilização da aplicação VIRAPP e não podem ser desativadas. No entanto, os utilizadores podem escolher o método segundo o qual recebem estas notificações através das definições dos respetivos dispositivos móveis.
Os utilizadores podem permitir que a VIRAPP envie notificações push sobre descontos, desafios, ofertas e novidades do VIRA. As notificações push podem ser ativadas ou desativadas acedendo às definições dos respetivos dispositivos móveis.
II. Autorizações do dispositivo
A maioria das plataformas móveis (iOS, Android, etc.) definiu determinados tipos de dados do dispositivo aos quais as aplicações não conseguem aceder sem o consentimento do proprietário do dispositivo. Estas plataformas utilizam métodos diferentes para obter o consentimento. Os dispositivos iOS notificam os utilizadores na primeira vez que a aplicação solicita autorização para aceder a determinados tipos de dados e dá aos utilizadores a opção de conceder ou não autorização. Os dispositivos Android notificam os utilizadores das autorizações que a aplicação VIRAPP solicita antes de utilizarem a aplicação pela primeira vez e a utilização da aplicação constitui a concessão de autorização.
Caso os utilizadores optem por salvar dados de cartões bancários na keychain do dispositivo móvel, os mesmos serão apagados quando o utilizador terminar sessão na VIRAPP.
III. Pedido de dados de utilizadores
O VIRA fornece aos utilizadores várias formas de conhecer, controlar e enviar dúvidas e comentários sobre o tratamento dos respetivos dados por parte do VIRA. Para efetuar um pedido, temos este email dpo@virafrangos.pt
Os utilizadores podem solicitar uma explicação dos dados que recolhemos e sobre como os utilizamos.
Os utilizadores podem solicitar uma cópia dos dados que o VIRA recolhe sobre eles mediante o respetivo consentimento ou conforme necessário para fornecermos os nossos serviços.
Os utilizadores podem editar o nome, o número de telefone, o endereço de e-mail, a forma de pagamento associados às respetivas Contas na aplicação VIRAPP: também podem solicitar ao VIRA que altere ou atualize os respetivos dados, incluindo se considerarem que os mesmos estão incorretos ou incompletos.
Os utilizadores podem solicitar a eliminação das respetivas contas a qualquer momento através do email dpo@virafrangos.pt
Os utilizadores podem solicitar a interrupção da utilização de todos ou alguns dos respetivos dados pessoais ou a limitação da utilização dos respetivos dados por parte do VIRA. O VIRA pode continuar a processar dados após essa oposição ou pedido, na medida do necessário ou permitido pela lei. Além disso, dependendo da respetiva localização, os utilizadores podem ter o direito de apresentar uma queixa relacionada com o tratamento, por parte do VIRA, dos respetivos dados pessoais à autoridade de proteção de dados competente.
Podemos ocasionalmente atualizar este aviso. A utilização dos nossos serviços após uma atualização constitui consentimento do aviso atualizado na medida do permitido pela lei.
Podemos ocasionalmente atualizar este aviso. Se efetuarmos alterações significativas, iremos notificar antecipadamente os utilizadores das alterações através da aplicação VIRAPP ou através de outros meios, tais como e-mail. Encorajamos os utilizadores a consultar periodicamente este aviso para obterem as informações mais recentes sobre as nossas práticas de privacidade.